24jan
2018
2

Adaptação Escolar – desafio pais e filhos

Férias acabando e chegou a hora de voltar para a escola – ou iniciar essa trajetória infantil.

E para muitas famílias esse primeiro dia de aula será o início da atividade escolar de seus filhos, o momento de adaptação da criança a um mundo totalmente novo, desconhecido e diferente. Um primeiro dia difícil tanto para as crianças quanto para os pais – que sofrem com a ansiedade e com o medo da reação de seus pequenos a tanta novidade.  O coração da mamãe parte-se em mil pedaços! Mas, acredite: este não é o fim do mundo e a criança conseguirá se adaptar!

E  para acalmar os corações angustiados das mamães corujas, conversamos com a pedagoga Sônia Bocuzzi, dona da Escola de Educação Infantil Parque Colonial, que há  40 anos adapta, com sucesso, crianças a esse mundo tão enriquecedor e importante. E que inclusive adaptou a própria Dani Lessa!!! Veja abaixo!

Dani Lessa – Como preparar as crianças para o ingresso na escola?

Sônia Bocuzzi – Após a escolha da Escola, é aconselhável que os pais a visitem junto com a criança para que ela saiba onde irá brincar, conhecer os novos amigos e a professora. É importante que tudo seja explicado de maneira clara e objetiva – que o papai ou a mamãe irão levá-la e buscá-la nos horários certos, que nos primeiros dias um deles ficará lá um tempinho até que ela conheça todo o pessoal, e assim por diante – deixando a criança bem segura.

Dani Lessa – Qual é o papel da família na adaptação?

Sônia Bocuzzi – A família (no caso, os pais) deve estar segura da escolha da escola, confiar no seu trabalho educativo e, o mais importante, realmente querer que a criança se adapte à escola e à nova rotina. Os pais devem seguir o que foi estabelecido pela escola no momento da adaptação e deixar que as professoras comandem as ações, acatando-as e não interferindo nas solicitações dadas por elas. As crianças precisam entender que ali há regrinhas e que os pais ficarão muito felizes por ela ficar na escola, aprender muita coisa nova e conviver com os amigos em harmonia.

pastati
Pasta de Atividades

Dani Lessa – Qual é o papel da escola na adaptação?
Sônia Bocuzzi – A escola irá propiciar um ambiente aconchegante, atraente e estimulante, para que a criança sinta prazer em estar ali.
As professoras e auxiliares estarão sempre prontas para atendê-la em todas as suas necessidades mostrando as novidades da nova vida e rotina escolar.

Dani Lessa – Como lidar com o choro?

Sônia Bocuzzi – Apesar do choro da criança ser esperado no período de adaptação, ela não deve ser simplesmente deixada chorando nos primeiros dias. É aconselhável que os pais ou alguém próximo permaneça nas dependências da escola para que ela possa aos poucos ir se adaptando com segurança ao novo ambiente. Após um período de aproximadamente uma semana, a criança pode ser deixada sozinha. Se ela fizer manha e chorar, os pais devem explicar que vão deixá-la na escola, mas que voltarão mais tarde. A professora poderá pegá-la no colo ou sugerir atividades lúdicas e interessantes. Assim, geralmente em questão de minutos o choro cessa e a criança age normalmente.

Dani Lessa –  Como os pais podem participar e ajudar no período de adaptação?
Sônia Bocuzzi – O primeiro dia de aula da criança na escola cria ansiedade não só para as crianças como também para os pais – também é um período de adaptação para eles! Mas os pais devem se mostrar seguros, estabelecendo uma relação de confiança com a escola, deixando claro que o objetivo principal é a parceria de cuidados e educação visando sempre o bem estar da criança. É importante a presença de um dos pais nos primeiros dias de aula para que a criança vá aos poucos se adaptando ao novo ambiente e aos novos coleguinhas. Quando já tiver sido estabelecido um vínculo afetivo com a professora e com as outras crianças, os pais serão liberados, devendo sempre se despedir para que a criança entenda o que está acontecendo e se sinta segura.

Sônia Bocuzzi – Pedagoga e dona da Escola de Educação Infantil Parque Colonial

Rua Brás de Arzão, 163 – Campo Belo – São Paulo

Informações: parquecolonial@parquecolonial.com.br

Telefone: (11) 5543-6417


 



Comentários (2)

  • Avatar

    Kika Lessa

    Achei essa matéria muito interessante e recomendo as familias lerem com atençao e carinho…conheço muito bem essa pedagoga, pois trabalhamos juntas anos atras… Ela é fantástica e sabe lidar com as maes e crianças como ninguém!
    Parabéns pela materia e parabéns pelas respostas da pedagoga!

    reply
    • Dani Lessa

      Dani Lessa

      Olá, Kika,
      Obrigada pela visita. Que bom que gostou do texto. Passe por aqui de vez em quando, pois estaremos sempre garimpando assuntos sobre o tema. 😉

      reply

Comentar