20jan
2017
0

“Alike” – Para que educamos as crianças?

No dia a dia agitado, todos os pais e mães tentam ensinar o caminho certo para seus filhos, a fim de formar crianças para serem adultos exemplares no futuro. Mas qual é o caminho certo? 

“Alike”, ou “Iguais”, em tradução livre para o português, é um curta de animação dirigido pelos espanhóis Daniel Martinez Lara e Rafiki Cano Mendez.

Em oito minutos, eles nos convidam a acompanhar Copi  – um pai trabalhador e engajado -, na tentativa de dialogar com seu filho Paste. Mas sendo ele alguém que apenas cumpre horários e executa tarefas no “piloto automático”, ensina e espera do filho esse comportamento repetitivo.

Na rotina diária de seus afazeres numa grande cidade, Copi se alegra apenas quando encontra o pequeno. Já Paste, que na escola também é estimulado ao ‘padrão’ , desafia o pai a criar estratégias para deixar a vida mais alegre, com mais sentido.

Com muita sensibilidade e  delicadeza poética, a animação nos leva à refletir sobre a importância de prestar mais atenção às atitudes das crianças – e como elas tentam se comunicar conosco -, bem como no ambiente massificador que pode ser a escola que não dá eco à criatividade e à fantasia infantil.

Através de uma linguagem simples, o curta-metragem eleva o poder da imaginação como atalho para dar mais leveza ao cotidiano e fazer do mundo um lugar mais colorido. E nos incita a questionar os processos educativos, que poderiam ser mais customizados às necessidades e interesses das crianças, reconhecendo que o vínculo e as relações de afeto também são fundamentais para a aprendizagem.


Produção

Ganhador de mais de 50 prêmios – entre eles o de Melhor Curta-metragem de Animação no Festival Goya -, o curta espanhol foi desenvolvido no software livreBlender, operado pelo sistema Linux, como um projeto pessoal dos diretores em parceria com estudantes egressos da escola de animação de Barcelona, Pepe School Land.

Tomando a premissa do filme como base para o trabalho, a criação de personagens e da narrativa foi toda realizada em diálogo pelo grupo, em um intenso e criativo processo de co-criação.


Assista e se delicie com essa dupla super fofa. 😉

Alike, curta-metragem de Pepe School Land em Vimeo.


 Por Agência DB

No Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *