Titular contra o Cuiabá, Rafinha comemora vitória do Grêmio e projeta evolução no Brasileiro: "A maré vai virar" e Betmaster

Com apenas mais um jogo para fechar o turno do Campeonato Brasileiro, o Sport e Cassino Pokerstars vê a sua situação ficar cada vez mais complicada e o time se afunda na zona de rebaixamento.

Dia das Mães é uma data comemorativa em que se homenageia as Mães e a Maternidade. Mas você sabe de onde partiu essa ideia?

A mais antiga comemoração do Dia das Mães é mitológica: na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. A Enciclopédia Britânica define como “Uma festividade derivada do costume de adorar a mãe, na antiga Grécia, com cerimônias para Cibele ou Rhea, a Grande Mãe dos Deuses, realizada nos idos de março, em toda a Ásia Menor.” 

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das Mães foi dada pela ativista Ann Maria Reeves Jarvis, que fundou em 1858 o Mothers Days Works Clubs  com o objetivo de diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadores.

Jarvis organizou em 1865 o Mother’s Friendship Days (Dias de Amizade para as Mães) para melhorar as condições dos feridos na Guerra de Secessão que assolou os Estados Unidos no período. Em 1870 a escritora Julia Ward Howe (autora de O Hino de Batalha da República) publicou o manifesto Mother’s Day Proclamation, pedindo paz e desarmamento depois da Guerra de Secessão – isso tudo em função da dor das mães que perdiam seus filhos durante a guerra.

Reconhecida como idealizadora do Dia das Mães na sua forma atual é a filha de Ann Maria Reeves Jarvis, a metodista Anna Jarvis, que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial a ela e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido.

Ela obteve sucesso nos Estados Unidos em 8 de maio de 1914, quando a resolução Joint Resolution Designating the Second Sunday in May as Mother’s Day foi aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos, instalando o segundo Domingo do mês de Maio como Dia das Mães. No âmbito desta resolução, o então Presidente americano, Thomas Woodrow Wilson, proclamou no dia seguinte que no Dia das Mães os edifícios públicos deveriam ser decorados com bandeiras. Assim, o Dia das Mães foi celebrado pela primeira vez em 9 de maio de 1914.

Entretanto, com a crescente difusão do evento que se transformou numa data extremamente comercial aos olhos de Anna Jarvis, ela afastou-se do movimento, lamentou sua criação e lutou até o fim de seus dias pela abolição do feriado (Anna Jarvis nasceu em 1º de maio de 1864 e morreu em 24 de novembro de 1948). 

O Dia das Mães não é celebrado na mesma data no mundo todo, como você pode ver pelo gráfico abaixo.

No Brasil, celebramos o Dia das Mães no segundo domingo de Maio – conforme resolução americana -, e não se pode negar o contexto lucrativo da celebração. Entretanto, como sabemos, para as Mães o que vale mesmo é o carinho dos filhos, a lembrança de seu papel e importância em suas vidas, e a presença de suas eternas crianças ao seu redor.

Assim, importante é aproveitar o dia para festejar esse elo da vida que é, em primeira análise, nossa maior referência de amor e proteção.

Feliz Dia das Mães a todas as Mamães que nos acompanham… 😉


2º domingo de fevereiro Noruega
1º domingo de maio África do Sul, Cabo Verde, Espanha, Hungria, Lituânia, Moçambique, Portugal.
2º domingo de maio Alemanha, Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Dinamarca, Equador, Estados Unidos, Finlândia, Grécia, Itália, Japão, Nova Zelândia, Países Baixos, Peru, Suíça, Taiwan, Turquia, Uruguai, Venezuela, Zâmbia
10 de maio México, Guatemala, Hong Kong, Malásia, Qatar, Singapura
15 de maio Paraguai
4º domingo da Quaresma Inglaterra
26 de maio Polônia
Último domingo de maio França, Haiti, República Dominicana, Suécia
15 de agosto Bélgica e Costa Rica (Dia de Atención de Maria)
19 de agosto Índia
3º domingo de outubro Argentina
2 semanas antes do Natal Iugoslávia
8 de março Albânia, Rússia, Sérvia, Montenegro, Bulgária, Romênia
1º dia da primavera Líbano, Palestina, Egito, Jordânia, Síria, Iraque
25 de março Eslovênia
7 de abril Armênia

Fonte Wikipedia / Pesquisa: Agência DB

Related posts

Escreva um comentário

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?