Titular contra o Cuiabá, Rafinha comemora vitória do Grêmio e projeta evolução no Brasileiro: "A maré vai virar" e Betmaster

Com apenas mais um jogo para fechar o turno do Campeonato Brasileiro, o Sport e Cassino Pokerstars vê a sua situação ficar cada vez mais complicada e o time se afunda na zona de rebaixamento.

reciclar_03Na escola as crianças aprendem o significado do lixo azul, vermelho, verde e amarelo, mas isso não basta. A educação ambiental precisa continuar em casa para que desde cedo seja criado o hábito de reciclar e o papel dos pais é fundamental nessa aprendizagem. O site da revista Crescer separou ótimas dicas para envolver as crianças na tarefa diária de separar o lixo reciclável. Confira:

– Separe o lixo úmido do seco. Não é necessário separar por categorias (plástico, vidro e papel) porque depois o material passará por uma triagem e será separado novamente.

– Passe uma água no material que será reciclado para evitar forte odor, contaminação e retirar os resíduos. Mas vá com calma! Não é preciso fazer uma superlimpeza – economizar água também é importante!

– Procure amassar latinhas de alumínio e garrafas PET; papéis, revistas e jornais podem ser amarrados em malotes separados por tipo; e os vidros é melhor que sejam transportados em caixas de papelão, em vez de sacos plásticos.

reciclar– Utilize materiais sustentáveis. Por exemplo, comprar produtos com embalagens recicláveis já é um passo a mais para ajudar o meio ambiente.

– Aparelhos eletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias devem ser descartados em pontos específicos de coleta, pois contaminam o solo com elementos tóxicos e levam mais tempo para se decompor.

– O óleo de cozinha deve ser descartado em garrafas PET quando estiver frio e em locais específicos. Se jogado no ralo, entope canos e prejudica o tratamento da água.

– O que não vira lixo, como isopor, adesivos, guardanapos, papel higiênico, plásticos laminados, deve ser separado dos orgânicos. Em um aterro sanitário moderno, é transformado em energia.

– Para saber onde levar seu lixo reciclável, entre em contato com a prefeitura de sua cidade – alguns bairros e municípios têm coleta seletiva. Existem regras a serem respeitadas, como dia certo para a coleta e às vezes a cor do saco plástico. O mesmo acontece em condomínios e prédios. Algumas redes de supermercados e lojas recebem recicláveis, com o inconveniente de ter que levar os materiais ao local. Outra opção é doar diretamente para cooperativas (veja uma próxima de seu bairro e município aqui.)

– Além de separar o material orgânico, você pode montar uma composteira, que transforma o lixo em adubo para plantas em poucas semanas. Se mora em apartamento, é só adaptar o tamanho.

Para envolver as crianças nesses processos, uma sugestão é separar o lixo em família após as refeições, assim todos aprendem o que e como separar.

reciclar_02

Fonte: Revista Crescer

Related posts

Escreva um comentário

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?