25jun
2019
0

Segurança na água

Ficamos felizes em saber que o filho dos apresentadores Luciano Huck e Angélica já saiu da UTI e se recupera bem do acidente.

Ocorrências na água são a segunda causa de morte e hospitalização de crianças e adolescentes entre 1 e 14 anos.

As férias estão chegando e algumas dicas de segurança na água podem ajudar minimizar os riscos. Confira:

✔ Piscinas devem ser isoladas com cercas maiores que as crianças, que não possam ser escaladas ou que tenham travas de segurança ou cadeados.

✔ Sempre esvazie e guarde virados para baixo baldes, banheiras e piscinas infantis.

✔ Nunca deixe as crianças sem vigilância e próximas a pias, vasos sanitários, banheiras, baldes e recipientes com água.

✔Evite brinquedos e outros atrativos próximos à piscina e reservatórios de água.

✔ Sempre que levar os pequenos para algum lugar, como à casa de algum amiguinho, por exemplo, informe-se se há piscina e se ela está protegida, e garanta que algum adulto possa supervisionar as crianças.

✔Se a criança estiver em embarcações, próxima a rios, represas, mares e lagos, o ideal é usar um colete salva-vidas. Boias e outros equipamentos infláveis passam uma falsa segurança.

✔É importante que as crianças aprendam a nadar com instrutores qualificados ou em escolas de natação especializadas. Se os pais ou responsáveis não sabem nadar, devem aprender também. Uma pesquisa norte-americana mostrou que aulas regulares de natação reduzem o risco de afogamentos em 88% entre crianças de 1 a 4 anos.

✔ Pais, responsáveis, educadores e outras pessoas que cuidam de crianças devem aprender técnicas de primeiros socorros.

✔ Instrua babás e demais cuidadores sobre os perigos e enfatize a necessidade das barreiras de proteção e da supervisão constante das crianças.

✔ Cuidado também com pisos molhados para quem gosta de pular ou correr em volta de piscinas: escorregões e quedas podem causar lesões graves e fatais.

✔ Em praias, não deixe a criança brincar sozinha no mar nem nas areias próximo à quebra das ondas – ondas fortes podem atingir os pequenos, arrastando-os tanto para a areia quanto para o mar.

✔ Tenha um telefone próximo à área de lazer – anote o número do atendimento de emergência: SAMU (192) e Corpo de Bombeiros (193).

Fonte: Itmae

No Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *