Por Cinthia Martins, Ponto & Vírgula Comunicação

Bárbara Saleh tem 34 anos, é mãe do pequeno Kassem e morou em Alexandria, no Egito, por três anos. Em 2008, decidiu escrever um blog para compartilhar as experiências vividas em um país tão diferente do Brasil. A ideia deu muito certo e, após a gravidez de Kassem, o blog – que antes se chamava “As Aventuras de Uma Brasileira nas Arábias” – hoje traz o nome de “Uma Mãe das Arábias”.

Quais experiências vividas no Egito você destaca?
Morei lá antes dessa revolução de hoje. Naquela época, o país era seguro, a violência era quase inexistente. Como saí de São Paulo, uma grande metrópole, precisei reaprender a viver de uma forma mais livre, sem medo, confiando nas pessoas. Por ser um país religioso, onde o Islamismo é a religião predominante, as pessoas têm medo fazer algo errado e ser castigadas por Deus. A fé dos árabes foi algo tocante para mim. Respeitar as “regras” religiosas faz muito bem ao mundo. Os egípcios são hospitaleiros, simpáticos e sempre têm palavras bonitas para quem está chegando. Essa lição a gente leva para a vida: sempre tratar bem quem nos visita. Claro, o Egito também tem vários problemas: o que mais me incomodou foi a falta de coleta de lixo nas ruas. Nós, brasileiros, não somos bons exemplos disso, mas tentamos melhorar. Também aprendi que é difícil não comparar um lugar ao outro, uma pessoa a outra, mas o importante é respeitar o próximo.

Qual a importância de morar em outro país?
Ajuda a entender o seu próprio país e te faz aceitar que não há lugar perfeito neste mundo.

Como é ser muçulmana em São Paulo, onde há tantas crenças e culturas diferentes?
Acho que ser muçulmana em São Paulo não é nada complicado, poucas pessoas se importam em saber que tipo de religião a outra segue. Às vezes, conhecemos uma pessoa há anos e não sabemos no que ela acredita. Como em todas as religiões, temos nossas “limitações” e, nessa hora, devemos usar o bom senso.

Por que você decidiu escrever sobre as vivências do Kassem após a gravidez?
Engravidei quando ainda morava no Egito e voltei ao Brasil com quatro meses de gestação. Ao voltar, minha vida mudou de foco: estava no Brasil prestes a ser mãe, então o blog também precisava mudar. A partir daí, ele mudou de nome. O foco não mudou, e sim foi ampliado. Ainda falo sobre cultura árabe, muçulmanos etc. Por isso se chama “Uma Mãe das Arábias”.

Como mãe blogueira, quais ações você toma em relação a segurança?
Meu blog impede que as pessoas copiem os textos e fotos. Procuro não expor muito onde moro, onde o Kassem estuda etc. Mas foto dele brincando, sempre coloco!

Depois que passou a postar sobre seu filho, as visitas aumentaram? E os comentários?
Quando comecei a postar sobre meu filho, ganhei outro leque de leitores (as mães), mas continuei com os leitores fiéis de sempre. Sendo assim, aumentaram as visitas e os comentários.

Quantas visitas você recebe por mês?
Em média, 10 mil visitas por mês.

Hoje, muitas mães têm blogs para falar sobre os filhos. Na sua opinião, por que isso acontece?
A correria do dia a dia nos impede de ter um contato maior com outras pessoas. É difícil ver duas vizinhas, por exemplo, num papo informal e descontraído. As pessoas estão sempre com pressa, atrasadas. Mas a necessidade de troca de informações continua, então a minha geração achou outro caminho de conseguir isso. Criamos blogs, conversamos via Twitter, Facebook, e-mail e afins. Utilizamos a ferramenta que temos em mãos: a internet. Costumo dizer que os blogs são como nossos quintais. Quando sobra um tempinho, vamos lá varrer e tirar as folhas espalhadas no chão e aproveitamos para bater um papo com a vizinha. É o nosso quintal virtual!

Por que você gosta dos produtos da Dani Lessa?
Foi paixão a primeira vista! Conheci os produtos da Dani através de uma amiga, pois estava querendo uma mochila diferente para o Kassem. Quando vi a coleção de mochilas da Dani Lessa, não tive dúvida! Entrei em contato com ela e fui muito bem atendida.  Pareceu que nos conhecíamos há tempos. Quem não gosta de ser bem tratada quando está comprando algo? Uso produtos Dani Lessa. São lindos e recomendo! Ela conseguiu juntar duas coisas importantes neste mundo tão corrido: produtos exclusivos e carisma no atendimento.

Para conhecer melhor Bárbara Saleh
Blog – Uma Mãe das Arábias
@barbarasaleh
Facebook: Barbrinha Uma Mãe das Arábias
Fan Page: Uma Mãe das Arábias

Related posts

Sem Comentários

  • Obrigada pelo carinho!!!

    Parabens pelo trabalho!!!

    Beijos e fiquem com Deus

    Barbrinha

Escreva um comentário

× Como posso te ajudar?